Revisão de gastos não diz respeito a esse ou aquele ministério, diz Haddad

Revisão de gastos não diz respeito a esse ou aquele ministério, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (24) que a agenda de revisão de gastos não é “um programa” e “não diz respeito a esse ou aquele ministério”. Segundo ele, a proposta é trabalhar questões estruturais para fazer valer o arcabouço fiscal aprovado neste governo.

“Não é um programa. A Fazenda trabalha com questões estruturais. O marco fiscal, o arcabouço fiscal é uma questão estrutural. O reforço do arcabouço fiscal é uma questão estrutural. É diferente de você fazer bloqueio e contingenciamento, que são momentâneos, para fazer com que a lei aprovada pelo nosso governo seja respeitada”, disse após deixar uma reunião com agências de risco em Washington.

“Nós estamos trabalhando questões estruturais. Não diz respeito a este ou aquele ministério. São questões estruturais”, finalizou.

Aliado à equipe da ministra do Planejamento, Simone Tebet, os auxiliares de Haddad têm trabalhado em diversas frentes para enxugar a máquina pública.

Para este ano, um série de propostas serão encaminhadas ao Congresso Nacional e, segundo Haddad, podem “envolver uma mudança constitucional”.

Para o ano de 2024, o foco do governo será o controle das despesas com aposentadorias e pensões. Além disso, mudanças no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), imposto de renda, entre outros.

Já em 2025, a equipe econômica quer cortar R$ 25,9 bilhões mirando a revisão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Bolsa Família, além de cortes em fraudes no INSS, Proagro e Seguro Defeso. Além de prever remanejamentos orçamentários para cobrir eventuais buracos.

Siga o CNN Money

O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.

Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.

O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco