Ações na Europa sobem com expectativa por juros nos EUA

As ações europeias subiram nesta quarta-feira (21), lideradas por papéis do setor automobilístico, enquanto investidores aguardavam a ata da reunião de julho do Federal Reserve para avaliar a direção da política monetária global.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,33%, a 513,95 pontos, com todas as principais bolsas regionais registrando altas.
O setor automobilístico liderou os ganhos setoriais com um avanço de 1,4%, em alta pelo sétimo dia consecutivo, enquanto o setor de recursos básicos subiu 0,9%.
Sem dados importantes provenientes da Europa na quarta-feira, o foco foi a ata do Fed, que indicou sinais de um corte de juros em setembro.
Enquanto isso, o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos informou que os empregadores norte-americanos criaram muito menos empregos do que o originalmente divulgado no ano até março, ressaltando as preocupações crescentes sobre a saúde do mercado de trabalho.
“Um mercado de trabalho em deterioração permitirá que o Fed destaque os dois lados do mandato duplo e os investidores devem esperar que o Fed prepare os mercados para um corte na reunião de setembro”, disse Jeffrey Roach, economista-chefe da LPL Financial.
Investidores também estavam agindo com cautela antes do simpósio de Jackson Hole, em Wyoming, na sexta-feira, onde todas as atenções estarão voltadas para o discurso do chair do Fed, Jerome Powell.
O desempenho das principais bolsas europeias hoje:
- Em Londres, o índice Financial Times avançou 0,12%, a 8.283,43 pontos.
- Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,50%, a 18.448,95 pontos.
- Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 0,52%, a 7.524,72 pontos.
- Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,72%, a 33.312,41 pontos.
- Em Madri, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,24%, a 11.114,90 pontos.
- Em Lisboa, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,06%, a 6.673,99 pontos.
Juros altos preocupam 69% dos brasileiros com aumento do custo de vida