Vitória da extrema direita no Chile oferece lições sobre memória e democracia para o Brasil
O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou o Núcleo de Relações Internacionais e Soberania “Marco Aurélio Garcia” (MAG), um novo espaço focado em formulação e debate sobre a conjuntura global. O lançamento ocorreu em Brasília e contou com a presença de lideranças como Edinho Silva, Humberto Costa, Celso Amorim e Clara Ant.
O presidente nacional do PT, Edinho Silva, destacou que o Núcleo é um “espaço plural de formação, de debate e de formulação política” que dará subsídios ao partido para compreender os desafios internacionais e se consolidar como um partido que acredita no multilateralismo.
“Nós agora temos um núcleo focado em analisar, formular e oferecer subsídios ao PT e isso é extremamente importante.” — Edinho Silva, presidente do PT.
Legado de Marco Aurélio Garcia
A criação do Núcleo é uma homenagem ao dirigente histórico Marco Aurélio Garcia (MAG). Edinho Silva ressaltou que é impossível entender a construção do PT sem compreender o papel de MAG na capacidade de interpretação das relações políticas internacionais e na construção de parcerias internacionais fundamentais.
Humberto Costa, secretário de Relações Internacionais do PT, e o embaixador Celso Amorim, assessor para assuntos internacionais do governo Lula, também exaltaram o legado, a generosidade intelectual e a capacidade de elaboração de MAG em política externa.
Clara Ant, assessora especial da Presidência da República, lembrou que MAG era um defensor dos direitos das mulheres e destacou a sua capacidade de desenvolver um “leque de contatos, de relações muito além daquilo que o próprio PT poderia fazer sozinho.”
O secretário Humberto Costa afirmou que o Núcleo terá um papel crucial na preparação para a disputa eleitoral de 2026 e na atualização do programa partidário. Ele enfatizou a importância da reeleição de Lula e a continuidade do projeto estratégico implementado no Brasil desde $2003, que será alvo de uma grande disputa política internacional.
Após o lançamento oficial, foi realizada uma mesa de debate sobre Conjuntura Internacional, mediada por Misiara Oliveira, secretária adjunta de Relações Internacionais do PT.

