Vacina contra o câncer de pâncreas apresenta resultados promissores

Mas o desenvolvimento de uma nova vacina pode ajudar a reverter este aumento constante no número de casos e mortes pelo câncer de pâncreas. Os resultados até agora indicam que o imunizante é bastante eficaz, promovendo uma forte resposta imunológica.
Tumor não retornou em pacientes com respostas imunológicas
Dos 16 pacientes analisados, oito apresentaram “fortes respostas imunológicas“. Deste grupo, em apenas dois casos o câncer de pâncreas retornou após um período de mais de três anos do experimento. O resultado é considerado positivo, uma vez que a doença costuma retornar neste período.
Em relação aos oito pacientes que não tiveram reações importantes do próprio organismo, sete deles experimentaram o retorno do tumor dentro deste mesmo espaço de tempo. Isso confirma a necessidade de alguns ajustes no imunizante.
Os pesquisadores estão otimistas com a vacina, mas pretendem realizar um novo ensaio clínico utilizando um número maior de pacientes. O objetivo é confirmar a eficácia do imunizante. Os resultados foram descritos em pesquisa publicada na revista Nature.