TJMT participa de assinatura de contrato com Hospital Albert Einstein para gestão do Hospital Central de Cuiabá

TJMT participa de assinatura de contrato com Hospital Albert Einstein para gestão do Hospital Central de Cuiabá
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) esteve presente na formalização de um contrato histórico entre o governo estadual e o Hospital Israelita Albert Einstein, que assumirá a gestão do Hospital Central de Alta Complexidade, em Cuiabá. A cerimônia, realizada na tarde desta terça-feira (22 de abril) no Palácio Paiaguás, contou com a presença do presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, da desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos e do juiz auxiliar da Presidência, Agamenon Moreno, além de diversas outras autoridades dos três poderes.

A parceria representa, além de um avanço, um marco para a saúde pública de Mato Grosso, trazendo a expertise de uma instituição de renome internacional para a administração de um hospital que oferecerá atendimento 100% gratuito através do Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Central se junta a outras cinco unidades públicas no Brasil que já contam com a gestão do Einstein, considerado o melhor hospital do país, o 22º melhor do mundo e o melhor da América Latina, no ranking da revista americana News Week.

O desembargador José Zuquim Nogueira expressou a satisfação do Poder Judiciário com a assinatura do contrato. Ele enfatizou que a colaboração com uma instituição de reconhecida excelência, o Hospital Albert Einstein, representa um avanço significativo para garantir à população um acesso mais eficiente e humanizado a atendimentos de alta complexidade. O presidente do TJMT também ressaltou o potencial da iniciativa para diminuir a judicialização da saúde no estado.

“É um momento histórico para Mato Grosso, sem dúvida uma das grandes decisões do governo estadual. No que se refere à judicialização da saúde, um tema sensível e constante em nossa atuação, acreditamos firmemente que a expertise e a qualidade dos serviços oferecidos pelo Einstein contribuirão para um controle mais efetivo dessa questão. Nossa expectativa é de uma diminuição significativa no número de ações judiciais buscando acesso à saúde, uma vez que a própria estrutura oferecerá as condições necessárias para um tratamento adequado”, disse o desembargador Zuquim.

O presidente do TJMT também mencionou o compromisso contínuo do Poder Judiciário com as questões da saúde, citando a futura assinatura de um Termo de Cooperação Técnica para a implementação da Central de Conciliação da Saúde Pública, prevista para o início de maio. Este acordo envolverá o Poder Judiciário, o Poder Executivo, o Ministério Público, a Defensoria Pública e as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande.

O governador Mauro Mendes destacou o investimento de R$ 34 milhões no contrato e o impacto positivo que a parceria trará para a qualidade de vida dos cidadãos mato-grossenses. Ele informou que a fase pré-operacional do Hospital Central, que abrangerá a contratação e treinamento de pessoal, a seleção e aquisição de insumos e a instalação de equipamentos, terá início em maio, com uma duração estimada de quatro meses. A previsão é que a unidade comece a operar gradualmente a partir de setembro, priorizando a contratação de profissionais locais. O atendimento será integralmente financiado pelo SUS.

O presidente do Hospital Albert Einstein, Sidney Klajner, manifestou a satisfação da instituição em expandir sua atuação na gestão de hospitais públicos e reafirmou o compromisso de oferecer um serviço de excelência à população de Mato Grosso. “Este é um compromisso que une o Governo de Mato Grosso e o Einstein em torno do objetivo comum de proporcionar à população mato-grossense acesso a cuidados de saúde com elevados padrões de qualidade. Compartilharemos nossa essência, expertise e implementaremos os mesmos protocolos e práticas de excelência que adotamos no setor privado”, afirmou o médico.

Klajner explicou que o Einstein chega a Mato Grosso com o objetivo de aprender com os profissionais locais, que possuem não apenas competências técnicas, mas também um profundo conhecimento das características da região e das necessidades da população. “Esta é uma das principais razões pelas quais estamos priorizando a contratação de cerca de 1,6 mil profissionais que atuarão no hospital. Além de capacitar e treinar essa equipe, exploraremos sinergias com nossas áreas de ensino, pesquisa e inovação, criando um ecossistema que alimenta um ciclo virtuoso de geração e disseminação do conhecimento.”

Atendimentos

Klajner afirmou que o Hospital Central de Alta Complexidade atenderá, inicialmente, mais de dez especialidades médicas, como cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo, neurocirurgia, cardiologia, neurologia e pediatria. “Vislumbramos, a médio e longo prazo, a implementação de cirurgia robótica em cinco especialidades e a realização de um programa de transplantes, inicialmente com foco em rins e fígado.”

O hospital contará com 287 leitos, 11 salas cirúrgicas e uma infraestrutura completa de equipamentos, tecnologias e exames. A expectativa é realizar anualmente 32 mil consultas, 80 mil exames e 6,5 mil cirurgias.

Hospital Israelita Albert Einstein

O hospital completará 70 anos em junho de 2025 e é uma sociedade civil sem fins lucrativos com vasta experiência em assistência, ensino, pesquisa e gestão na área da saúde. Atualmente, a entidade administra 33 unidades privadas no país e, com a assinatura deste contrato, passará a gerir também 32 unidades públicas em todo o Brasil, sendo seis hospitais – o terceiro na região Centro-Oeste.

O evento contou ainda com a participação do secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo; do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Sérgio Ricardo Almeida; do procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca; da defensora pública-geral, Maria Luziane Ribeiro de Castro; do presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Max Russi; da equipe do Hospital Albert Einstein, e de diversas outras autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Por: Marcia Marafon/Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco