Servidora do TJDFT lança livro sobre botulismo e sua recuperação

Servidora do TJDFT lança livro sobre botulismo e sua recuperação

Além de seu relato pessoal, Doralice aborda a importância da prevenção, uma vez que a doença está ligada a alimentos mal conservados ou contaminados. O livro e as palestras reforçam a necessidade de atenção a detalhes que podem parecer pequenos, mas que são cruciais para a segurança alimentar.

A melhor forma de prevenção contra o botulismo está diretamente ligada aos cuidados no manuseio, preparo, armazenamento e consumo de alimentos. Algumas recomendações fundamentais incluem:

  • Evitar produtos em conserva que tenham embalagens danificadas, latas estufadas ou vidros embaçados.
  • Observar a aparência e o cheiro dos alimentos antes de consumi-los, buscando por qualquer alteração incomum.
  • Ferver alimentos enlatados ou conservas caseiras por pelo menos 15 minutos, pois as altas temperaturas ajudam a eliminar a toxina.
  • Manter a higiene rigorosa no preparo de conservas caseiras.
  • Evitar o consumo de mel por crianças menores de 1 ano, pois há risco de botulismo infantil.

A obra de Doralice Goes faz parte do calendário de lançamentos e exposições do Memorial do TJDFT para 2025, sendo uma das cinco obras selecionadas pela Comissão de Exposições e Mostras Temporárias. O lançamento destaca não apenas a superação pessoal da autora, mas também a relevância de compartilhar informações sobre um risco invisível, com o objetivo de salvar vidas. A presença de servidores do Tribunal no evento demonstra o apoio e o reconhecimento do trabalho de Doralice.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *