Secretário alerta para nova chuva intensa em Cuiabá: “Evitem áreas alagadas”

Conteúdo/ODOC – A Defesa Civil de Cuiabá emitiu um alerta para o risco de novas chuvas intensas nesta quarta-feira (9), com potencial para repetir os estragos registrados ontem (8), quando o volume de água ultrapassou 60 milímetros em poucas horas. O secretário da pasta, coronel Alessandro Borges, orienta a população a evitar áreas alagadas e a procurar abrigo em caso de risco.
“Hoje sim, tem uma previsão de uma chuva intensa também. Então se hoje tivermos a mesma chuva de ontem, solicito aos motoristas e aos pedestres que evitem essas áreas alagadas”, alertou o coronel. Segundo ele, o principal perigo está nos pontos de transbordamento de córregos e vias já conhecidas por inundações.
Borges reforçou que tentar atravessar áreas alagadas, especialmente com veículos, pode ser fatal. “Se chegar e tiver a água transbordando esses córregos, pare nesse local mais alto. Não tente ultrapassar, porque dependendo da correnteza e da altura desse transbordamento, o carro pode ser puxado para o leito do córrego e aí temos uma tragédia — não só de bens patrimoniais, como de vidas também”, ressaltou.
Para quem estiver nas ruas durante a chuva, a orientação é buscar abrigo e aguardar o temporal passar. Já os moradores de áreas de risco, especialmente próximas a córregos ou em regiões abaixo do nível da rua, devem ficar atentos ao nível da água. “Se começar a subir [a água], saia da sua casa, vá para a casa de um vizinho, de um parente, num local mais alto da sua rua e retorne só depois que as águas baixarem”, orientou o secretário.
Em caso de emergência, a população deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. “Lá eles vão gerenciar a ocorrência, e todos os órgãos de emergência vão atuar de forma eficiente, com muita eficácia, toda a sociedade de Cuiabá”, afirmou.