Prefeito de Terenos é preso em operação do Gaeco

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul – (MPMS), confirmou preliminarmente, que na manhã desta segunda-feira (9), o prefeito de Terenos, Henrique Wancura (PSDB), foi preso durante uma operação do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado – (Gaeco).
De acordo com informações preliminares, a operação mira fraude em licitações, e também estão sendo cumpridos mandados de prisão em Campo Grande.
Henrique tem 37 anos, é casado e foi reeleito no ano passado com 53,69% dos votos válidos, ou seja, 5.885 votos.
A reportagem do Correio do Estado aguarda mais informações sobre a operação para a atualização da matéria.
Cidade já é alvo de investigação
No ano passado, Ministério Público Estadual, por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça de Terenos, com o apoio do Grupo Especial de Combate à Corrupção, deflagrou a Operação Velatus, que apurou a existência de um esquema de corrupção na atividade administrativa do município de Terenos destinado à obtenção de vantagens ilícitas por meio de fraudes em licitações.
Segundo a investigação, o grupo criminoso, que contava com a participação de servidores públicos municipais, utilizando-se de pessoas jurídicas existentes, bem como criando CNPJS sem qualquer tipo de experiência, estrutura e capacidade financeira, desviou dinheiro público reservado para execução dos contratos celebrados.
A operacionalização da busca e apreensão contou com o auxílio do Gaeco, que cumpriu 9 mandados na cidade de Terenos, 5 na cidade de Campo Grande e 1 na cidade de Santa Fé do Sul, no Estado de São Paulo. Além de um mandado de prisão preventiva na Capital do Estado do Mato Grosso do Sul.
Assine o Correio do Estado.