Pleno do TJMT escolhe a nova desembargadora Anglizey Solivan por merecimento – Jornal Advogado – Em Mato Grosso

A juíza Anglizey Solivan de Oliveira foi nomeada na manhã desta segunda-feira (19), como a nova desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, preenchendo a vaga deixada pelo falecido desembargador Luiz Carlos da Costa. A posse acontecerá nesta terça-feira (20), às 16h.
Anglizey, que era titular da 1ª Vara Cível de Cuiabá, especializada em recuperação judicial e falência, foi escolhida por merecimento, tendo recebido a maior nota entre as quinze magistradas inscritas. Sua nomeação atende à ordem do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que, em 2023, aprovou a política de alternância de gênero para o preenchimento de vagas na segunda instância do Judiciário.
Nos critérios dos votos, levam em consideração informações sobre a produtividade, presteza no exercício das funções, aperfeiçoamento técnico e a adequação da conduta ao Código de Ética da Magistratura.
Impedidos:
Alguns desembargadores se declararam impedidos de votar devido a laços familiares com as candidatas, e dois desembargadores estão afastados por decisão do CNJ.
Os desembargadores Luiz Octavio Saboia, Orlando Perri e Maria Aparecida Fago se declararam impedidos de votar.
Saboia é casado com a juíza Amini Haddad; Perri é irmão da juíza Mônica Perri; e a desembargadora Fago é tia da juíza Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva.
Redação JA / Foto: Alair Ribeiro TJMT