Moscou intercepta 86 drones ucranianos; 3 pessoas morrem

A região de Kursk e a capital da Rússia foram alvos de ataques da Forças Armadas da Ucrânia; 6 civis, incluindo uma criança, ficaram feridos
O Ministério da Defesa da Rússia informou que na manhã desta quarta-feira (09/07) os sistemas de defesa aérea interceptaram uma ofensiva ucraniana de 86 drones durante a noite em diversas regiões. O Ministério observou que quatro dos veículos aéreos não tripulados foram abatidos sobre a região de Moscou, incluindo dois que se dirigiam diretamente para a capital.
“Durante a noite passada, os sistemas de defesa aérea em serviço interceptaram e destruíram 86 veículos aéreos não tripulados [VANTs] ucranianos”, declarou o ministério, acrescentando que “quatro [drones foram abatidos] sobre o território da Região de Moscou, incluindo dois VANTs voando em direção a Moscou”. O prefeito da capital, Sergey Sobyanin, confirmou no Telegram que os drones que se aproximavam foram interceptados com sucesso pelas forças de defesa aérea.
Uma praia na região de Kursk, na Rússia, foi alvo das forças armadas ucranianas na terça-feira (08/07). Três pessoas morreram, sendo um membro da Guarda Nacional Russa (Rosgvardia) que estava ajudando os civis no local a evacuarem. O número de feridos subiu para seis, incluindo uma criança, de acordo com informações do governador em exercício, Aleksandr Khinshtein.
O representante também afirmou que, segundo testemunhas, um dos feridos, Anatoli, de 5 anos, cobriu a mãe com o próprio corpo durante o ataque. A autoridade informou que o menino sofreu queimaduras graves e está em tratamento intensivo, acrescentando que ele e a mãe serão transferidos para Moscou.
A porta-voz oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, se pronunciou sobre o episódio. “Que aqueles que fornecem armas ao governo de Kiev saibam como elas estão sendo usadas — para matar crianças”, escreveu ela no Telegram.