Governo vai congelar R$ 31 bi e anunciar aumento do IOF, diz Renan Filho

O ministro dos Transportes, Renan Filho, antecipou o valor do congelamento a ser anunciado pelo governo: R$ 31 bilhões. Além disso, disse que o governo vai anunciar um incremento no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) como medida de arrecadação.
“O governo vai anunciar o mais robusto decreto de contingenciamento do governo Lula, no valor de 31 bilhões de reais e vai anunciar um incremento de IOF”, afirmou o ministro no primeiro leilão de otimização rodoviária ocorrido nesta quinta-feira (22) na Bolsa de Valores, em São Paulo.
As falas do ministro ocorreram minutos antes da entrevista coletiva marcada pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento) para anunciar e detalhar os valores dos cortes, bem como as medidas de ajuste fiscal que foram discutidas com o presidente Lula nesta semana.
Os números devem estar no 1º primeiro relatório de avaliação de receitas e despesas do ano, que estava previsto para ser divulgado pelo Ministério do Planejamento às 14h30.
Em entrevista a jornalistas após sua fala no evento, Renan Filho afirmou que conheceu as informações através da imprensa.