Forte crescimento no preço de ações pode criar bolha de inteligência artificial, diz especialista

Forte crescimento no preço de ações pode criar bolha de inteligência artificial, diz especialista

No programa WW desta segunda-feira (5), o economista-chefe da Azimut Brasil, Gino Olivares, levantou preocupações sobre uma possível bolha no setor de inteligência artificial (IA), comparando a situação atual com a famosa bolha das empresas “dotcom” no final dos anos 1990.

Olivares destacou o crescimento meteórico do preço das ações de empresas ligadas à IA, especialmente as fabricantes de microchips.

“Muitas pessoas nem sequer sabem o que estão comprando, mas julgam que têm que ter [a ação] Nvidia”, exemplificou, referindo-se à popular fabricante de chips.

Trançando um paralelo com a declaração de Alan Greenspan em 1996 sobre a “exuberância irracional” do mercado, que precedeu em quatro anos o estouro da bolha das empresas de tecnologia, Olivares alertou que podemos estar vivenciando um episódio semelhante no setor de IA.

“Houve um excesso, e talvez esses excessos estarão a ser corrigidos”, argumentou Olivares, sugerindo que o mercado pode estar supervalorizando o potencial de crescimento contínuo dessas empresas.

“Talvez tenhamos visto apenas o trailer de um filme que veremos mais à frente.”

O especialista ressaltou que não seria o primeiro nem o último episódio na história em que tendências aparentemente inesgotáveis chegam ao fim. Embora tenha evitado fazer previsões definitivas.

“Não quero ser pessimista, pensar que estou antecipando a próxima queda da bolha, mas que tem cara de bolha, tem”, concluiu o economista.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco