Fomento Rural fortalece segurança alimentar e nutricional na Terra Indígena Yanomami

O programa, parceria entre MDS e Embrapa, atende cerca de 3,7 mil indígenas em Roraima, com a instalação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), Bancos de Sementes Tradicionais e capacitação para recuperar a capacidade produtiva das comunidades
Um conjunto de ações está sendo implementado para fortalecer a segurança alimentar e nutricional na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-RO), e atende cerca de 3.700 pessoas nas comunidades de Auaris, Calha do Mucajaí e Surucucu.
O principal objetivo do programa é fortalecer a capacidade produtiva das comunidades indígenas e garantir a soberania alimentar a partir dos hábitos alimentares locais.
Medidas de Fomento e Capacitação
O projeto foca na recuperação da agricultura tradicional Yanomami por meio de tecnologias sustentáveis e respeito ao conhecimento local:
- Bancos de Sementes Tradicionais (BST): Instalação de BSTs para preservar e conservar os recursos genéticos tradicionais.
- Sistemas Agroflorestais (SAFs): Implantação de culturas em SAFs e galinheiros, desenhados em conjunto com as comunidades, para garantir a produção diversificada de alimentos.
- Acesso à Água: Instalação de sistemas de tratamento de água, essenciais para o enfrentamento da emergência sanitária.
- Capacitação: Realização de oficinas para guardiões e técnicos indígenas sobre manejo adequado de SAFs, conservação de sementes e cuidados com a criação de aves.
A diretora do MDS, Camile Sahb, reforçou que o compromisso do governo é total no enfrentamento da emergência sanitária e na recuperação da capacidade produtiva indígena. O projeto também tem alcançado o engajamento ativo de lideranças locais e jovens, além de prever o estabelecimento de roças em áreas já abertas, contribuindo para a redução do desmatamento na Terra Indígena.