Exposição “O Que Nos Toca” convida público a tocar obras de arte na CLDF Fato Novo

Exposição “O Que Nos Toca” convida público a tocar obras de arte na CLDF Fato Novo

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) inaugura nesta segunda-feira (4), às 19h, a exposição “O Que Nos Toca”, da artista plástica Bety Alvarenga. Em cartaz na Galeria Espelho D’Água de 5 a 15 de agosto, a mostra rompe com o tradicional tabu de não tocar nas obras de arte e propõe uma experiência inclusiva, convidando o público a explorar esculturas tridimensionais por meio do tato.

A iniciativa é voltada especialmente para pessoas cegas ou com baixa visão, mas também desafia quem enxerga a vivenciar a arte de forma sensorial. Para isso, serão oferecidos tapa-olhos, permitindo que o público se coloque em uma posição de empatia com pessoas com deficiência visual.

Obras táteis e recriações de clássicos

A exposição reúne 15 peças tridimensionais que recriam obras de artistas consagrados, como Michelangelo, Van Gogh, Frida Kahlo e Tarsila do Amaral. Bety Alvarenga, adepta da técnica conhecida como “arte francesa”, utilizou materiais como papel, tecidos, algodão, tinta e até um brinco de pérola para criar relevos e texturas que guiam as mãos e estimulam a imaginação.

Todas as obras são acompanhadas por identificação em braille e audiodescrição acessível por fones de ouvido. As plataformas onde estão dispostas as peças têm altura adequada para pessoas em cadeiras de rodas, garantindo acessibilidade universal.

Solenidade de abertura e mediação especializada

A cerimônia de abertura contará com a presença da artista Bety Alvarenga, da curadora Tatiana Reis, da idealizadora Virshna Cunha e da presidente do Conselho Curador de Cultura da CLDF, Jane Marrocos, além de outras autoridades e convidados.

Durante o período de visitação — de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h —, o público terá apoio de mediação educativa especializada. Escolas e instituições podem agendar visitas pelo telefone (61) 99988-9054.

Compromisso com inclusão cultural

O presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), destacou o caráter transformador da exposição: “Durante a exposição, a Galeria Espelho d’Água será o espaço onde a arte pode ser sentida com as mãos, com o coração e com a empatia que transforma realidades.”

A mostra reforça o compromisso do Legislativo distrital com a acessibilidade, a inclusão social e o acesso democrático à cultura.

Exposição paralela com acessibilidade tátil

Paralelamente, segue em cartaz na CLDF a exposição fotográfica “Cuba e a Religião”, da jornalista Claudia Godoy, com 30 imagens sobre manifestações de fé em Cuba. As fotos também possuem impressão em relevo, permitindo a percepção tátil das cenas.

Serviço: Exposição “O Que Nos Toca”

  • Onde: Galeria Espelho D’Água – Câmara Legislativa do DF
  • Quando: 5 a 15 de agosto de 2025 (exceto finais de semana), das 9h às 17h
  • Entrada: gratuita e aberta a todos os públicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *