Estudo aponta importância da participação da sociedade civil nas negociações climáticas

Estudo aponta importância da participação da sociedade civil nas negociações climáticas

A partir de entrevistas com especialistas, documento destaca a diversidade de vozes como elemento central para promover justiça climática e fortalecer a governança global

A participação ativa da sociedade civil nos grandes fóruns internacionais é necessária para a construção de soluções climáticas eficazes. É o que conclui o relatório “Promovendo o Engajamento Inclusivo da Sociedade Civil na COP30 e Além”, realizado pelo WWF e o Boston Consulting Group (BCG). Além de entrevistas com lideranças de seis das últimas oito COPs do Clima, representantes de atores estatais e organizações da sociedade civil, o estudo se baseia na análise de mais de 30 fontes públicas e nas diretrizes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC).

O trabalho reúne e sistematiza práticas para assegurar que a participação da sociedade civil seja de fato significativa, contribuindo de forma concreta para a governança climática global. Segundo o relatório, para que a conferência seja transformadora e eficaz, é essencial que ela promova inclusão, transparência e uma atuação climática contínua, construída em diálogo com organizações da sociedade civil, povos indígenas, comunidades tradicionais, juventudes, movimentos sociais e demais grupos historicamente pouco representados. Para isso, o estudo propõe estratégias práticas que ajudam a aproximar a sociedade civil dos objetivos da conferência, como a criação de redes colaborativas, ajustes logísticos que ampliem a acessibilidade e o desenvolvimento de espaços integrados, voltados à construção de soluções concretas.

A proposta inclui ainda, mecanismos de acompanhamento que assegurem a continuidade do engajamento antes, durante e após o evento e recomenda que a presidência da COP30 exerça um papel estratégico de catalisação e articulação institucional para promover escutas e a inclusão da sociedade civil no processo de tomada de decisões da Conferência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *