Enel São Paulo melhorou desempenho após problemas, diz Aneel

A distribuidora de energia Enel São Paulo apresentou melhora do desempenho após problemas com prestação dos serviços aos consumidores em 2023 e 2024, disse nesta quinta-feira (10) o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa.
“Melhorou a performance (da Enel São Paulo), o que temos que avaliar é o quão melhorou, e em que ponto isso é suficiente para que o processo de caducidade seja encerrado”, disse Feitosa a jornalistas em evento no Rio de Janeiro.
A concessionária paulista do grupo italiano Enel recebeu fortes críticas da população e autoridades pela atuação considerada insuficiente para atender os consumidores diante de eventos climáticos extremos que afetaram sua rede elétrica nos últimos anos. A empresa recebeu intimação da Aneel, em processo que poderia em última instância resultar na perda do contrato pela distribuidora.
Em comentário sobre a conta de luz, Feitosa afirmou que a bandeira tarifária amarela poderá eventualmente ser acionada no mês de maio, impondo uma cobrança extra nas contas de luz após uma sequência de cinco meses sem valores adicionais.
“Ainda não temos garantia para isso”, disse ele sobre a bandeira de maio, ressaltando que o país não enfrenta uma situação de estresse hídrico ou pico de consumo que justifique uma cobrança ainda maior na conta, com acionamento da bandeira vermelha.