Em ação de panfletagem, Procon/VG impede golpe contra idoso em banco

O Procon-VG está promovendo ao longo desta semana uma ação de panfletagem dentro de agências bancárias com o objetivo de alertar a população sobre golpes, em especial, o do falso funcionário bancário.
De acordo com a coordenadora do Procon-VG, Carolina Moreira, um dos golpes mais recorrentes é o do falso ajudante bancário. Nessa prática, criminosos se passam por atendentes de instituições financeiras, convencem consumidores a entregar cartões e senhas, realizam empréstimos fraudulentos e transferem valores para outras contas.
Esses golpes têm ocorrido durante o expediente bancário, quando os criminosos se aproveitam do movimento intenso das agências para se passarem por funcionários terceirizados, confundindo os consumidores e ganhando sua confiança.
Durante uma das abordagens realizadas nesta quarta-feira (1), em uma agência bancária do bairro Cristo Rei, a equipe do Procon conseguiu impedir que um idoso fosse vítima desse tipo de golpe e perdesse todo o seu benefício. A equipe do Procon abordou o suspeito, porém, ele fugiu de forma imediata.
A vítima foi orientada e registrou boletim de ocorrência do fato. A gerente da agência providenciou a troca da senha do cliente e adotou todas as medidas de segurança necessárias para evitar o prejuízo financeiro.
“Infelizmente, é um golpe que ainda atinge muitas pessoas, sobretudo idosos. Estamos realizando este trabalho justamente para alertar e orientar a população sobre como agir diante dessas situações”, destacou Carolina.
Na ação, estão sendo distribuídos folders com orientações práticas de segurança. O Procon recomenda que os consumidores não aceitem ajuda de pessoas estranhas ou não identificadas, busquem apoio apenas com funcionários devidamente credenciados e nunca entreguem cartão ou senha a terceiros.
“São medidas simples, mas extremamente eficazes para garantir a segurança financeira. Em caso de suspeita, o consumidor deve acionar as forças de segurança e registrar boletim de ocorrência. Além disso, o Procon-VG está à disposição para auxiliar os consumidores em eventuais prejuízos decorrentes dessas práticas”, completou a coordenadora.
A iniciativa integra o calendário de ações preventivas do Procon-VG e reforça o compromisso da instituição com a proteção e conscientização da população várzea-grandense.
CRONOGRAMA DE PANFLETAGENS
01/10 – Quarta-feira
Caixa Econômica – Av. Gonçalo Botelho de Campos (Cristo Rei)
Banco do Brasil – Cristo Rei
02/10 – Quinta-feira
Caixa Econômica – Av. Couto Magalhães
Banco Santander – Av. Couto Magalhães
Banco Itaú – Av. Couto Magalhães
Banco Bradesco – Av. Couto Magalhães
03/10 – Sexta-feira
Banco Itaú – Av. Couto Magalhães
Banco do Brasil – Av. Filinto Muller
ATENDIMENTO PROCON VÁRZEA GRANDE – De forma presencial no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Por telefone: (65) 3688-8056 ou por meio virtual: https://procon.varzeagrande.mt.gov.br