Contra alinhamento com esquerda, deputado Nininho anuncia sua saída do PSD na janela partidária

Deputado cita desconforto com posicionamento da legenda com o governo Lula
Conteúdo/ODOC – O deputado estadual Ondanir Bortolini, conhecido como Nininho, anunciou que pretende sair do Partido Social Democrático (PSD) assim que a janela partidária abrir em 2026. O parlamentar, que se identifica como centro-direita, expressou desconforto com o alinhamento do PSD à esquerda, especialmente devido à sua ligação com o governo do presidente Lula (PT).
“Futuramente devo me deslocar, não tenho definição ainda em qual partido, mas vou aguardar a janela. Não me identifico com a esquerda. Não sou radicalista, não sou extremista da direita, mas sou centro-direita e não estou me sentindo muito confortável hoje com a posição do meu partido,” declarou Nininho em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (19).
O PSD de Mato Grosso é liderado pelo senador licenciado Carlos Fávaro, atual ministro da Agricultura e Pecuária do Governo Lula. Além das divergências ideológicas, Nininho também discorda das decisões do PSD nas eleições municipais.
Em Cuiabá, Nininho expressou seu apoio à pré-candidatura do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil), para a Prefeitura de Cuiabá. No entanto, o PSD apoia o candidato da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), o deputado estadual Lúdio Cabral (PT).
Apoiando Botelho, Nininho foi criticado por Carlos Fávaro, que o chamou de “inexpressivo” na capital. “O deputado Nininho praticamente não tem base em Cuiabá, então não faz muita diferença. Apesar disso, ele deveria seguir as orientações partidárias,” disse Fávaro em entrevista à Rádio Centro América.
Nininho, por sua vez, reafirmou seu compromisso com sua base e seu desconforto com a atual direção do PSD. Ele está decidido a aguardar a janela partidária de 2026 para decidir seu futuro político, buscando um partido que melhor se alinhe com suas crenças de centro-direita.