CAESB alerta clientes sobre sites falsos para emissão de 2ª via e cobrança de contas

CAESB alerta clientes sobre sites falsos para emissão de 2ª via e cobrança de contas

O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou, nesta quarta-feira (3), a criação do primeiro Centro de Estudos nos Transtornos do Espectro Autista (Cetea) da Região Centro-Oeste. A formalização ocorreu por meio da Portaria nº 47, publicada no Diário Oficial do DF (DODF).

Missão e Parcerias Estratégicas 🧠

O Cetea é uma iniciativa conjunta da Escola de Saúde Pública (ESP-DF) e da Secretaria de Saúde (SES-DF) e tem como principal objetivo a excelência na assistência e na pesquisa.

  • Foco em Pesquisa e Assistência: O Centro de Estudos desenvolverá pesquisas científicas para determinar novas evidências sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), realizar o diagnóstico situacional do TEA no DF e aprimorar a assistência oferecida aos pacientes e suas famílias.

  • Integração: O Cetea fará a integração entre ensino, serviço e comunidade, com a inclusão de estudantes e residentes no acolhimento de pessoas com TEA.

  • Rede de Apoio: O novo centro funcionará em parceria com o Centro de Referência Especializado em Autismo (Cretea), o Centro de Orientação Médico Psicopedagógica (Compp) e os Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi).

A vice-governadora Celina Leão destacou que a iniciativa visa consolidar o DF como referência nacional em pesquisas e levar qualidade de vida às pessoas com TEA.

Coordenação e Capacitação 🧑‍🔬

A coordenação do Cetea ficará a cargo da ESP, que já planeja um robusto programa de capacitação:

  • Corpo de Pesquisa: O centro contará com um grupo de 25 pesquisadores da SES e convidados de universidades e outras instituições.

  • Cursos: Serão oferecidos cursos de extensão, capacitação, aperfeiçoamento e pós-graduação lato sensu para servidores da atenção psicossocial e áreas afins, utilizando novas tecnologias e metodologias inovadoras no campo do autismo.

A coordenadora de Cursos da ESP, Vanessa Guimarães Campos, ressalta que o Cetea é um marco para a ciência no DF e favorecerá o atendimento a pacientes com sofrimento mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *