Ação do Corpo de Bombeiros salva 4 mil fardos de algodão em fazenda em Mato Grosso

Ação do Corpo de Bombeiros salva 4 mil fardos de algodão em fazenda em Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na noite de quinta-feira (16.10), um incêndio que atingiu fardos de algodão armazenados em uma fazenda nas proximidades da rodovia MT-130, em Primavera do Leste (a 234 km de Cuiabá). Os militares precisaram utilizar uma técnica pouco convencional, de abafamento com terra, além do uso de água, para evitar que as chamas se alastrassem.

A equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada por volta das 20h30 pelo proprietário da fazenda, que relatou que um raio atingiu uma árvore e, em seguida, as chamas se espalharam até os fardos de algodão.

Devido à alta inflamabilidade do algodão, o fogo se propagou rapidamente e os próprios funcionários iniciaram os primeiros esforços para controlar as chamas. Ao chegarem ao local, os bombeiros militares encontraram cerca de 50 trabalhadores atuando no combate, com apoio de três pás carregadeiras, três caminhões-pipa e uma retroescavadeira.

Para evitar que o fogo se alastrasse, os bombeiros utilizaram técnicas de combate direto com água e recorreram ao enterramento dos fardos como forma de abafamento das chamas. Foi utilizado uma viatura Auto Tanque, com capacidade para mais de 20 mil litros de água, para resfriar os fardos enquanto as máquinas da fazenda os deslocavam para uma vala aberta na propriedade.

A medida teve como foco eliminar totalmente os focos de calor e evitar que o incêndio atingisse os demais fardos nas proximidades. A operação conseguiu preservar mais de 4 mil fardos de algodão armazenados na fazenda. Ninguém ficou ferido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *