Justiça Eleitoral leva palestra sobre voto consciente a estudantes em Santo Antônio de Leverger
Espalhar conhecimento e conscientização é um dos deveres da Justiça Eleitoral, ainda mais para aqueles e aquelas que são jovens e estão em construção de opinião. Com isso, estudantes da Escola Estadual Cívico-Militar Leônidas de Matos, localizada no centro de Santo Antônio de Leverger (33km de Cuiabá), participaram de uma palestra sobre voto consciente e a importância do engajamento nas eleições, promovida pela 38ª Zona Eleitoral, na última quinta-feira (05.02).
Mesmo que o voto para menores de 18 anos seja facultativo, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) busca incentivar adolescentes a exercerem a cidadania, escolhendo seus representantes e acompanhando os atos políticos. O assunto foi abordado pelos servidores Adriano Meireles Borba e Sandro Roberto de Oliveira Santos.
Um dos palestrantes frisou a importância das palestras nas unidades escolares. “A gente entende que esse tipo de aproximação com os jovens é muito importante. Primeiro, para chamar a atenção para o início da vida cidadã, a partir do cadastro deles como eleitores. Segundo, para o que fazer com isso, não só com relação ao voto, mas também com relação ao combate à corrupção, ao acompanhamento dos atos dos políticos, seja para incentivar os políticos que sejam da preferência deles, ou para cobrar ações que eles entendam que estão faltando, e como uma forma de aproximação da Justiça Eleitoral, de nos fazermos sempre percebidos, respeitados, junto à comunidade”, afirmou o chefe de cartório da 38ª Zona Eleitoral, Adriano Meireles.
“A palestra realizada pelo Cartório Eleitoral de Santo Antônio do Leverger na EECM Leônidas de Matos, foi de grande importância para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, 1º e 2º anos do
Ensino Médio, pois já é uma faixa etária que terá nesse ano ou nos próximos a primeira participação como eleitor. A ação contribuiu para a formação cidadã dos estudantes, promovendo conhecimento sobre direitos e deveres eleitorais, fortalecendo a consciência política e incentivando a participação responsável na democracia”, disse a diretora da unidade escolar, Diana de Souza Moura.
Adriano Meireles também ressalta sobre a conscientização contra a desinformação. “Buscamos o máximo de transparência, para falar sobre as etapas das eleições, funcionamento de urna eletrônica, porque isso é fundamental para não permitir que comentários maliciosos, maldosos, e que a

