Filhos de Servidores e Magistrados Conhecem a Justiça do Distrito Federal

Filhos de Servidores e Magistrados Conhecem a Justiça do Distrito Federal

Detalhes da Visita e Formação Cidadã

A recepção ocorreu no auditório Sepúlveda Pertence. A programação incluiu uma dinâmica de apresentação do Tribunal, seguida de uma visita guiada. Os participantes puderam conhecer o Laboratório de Inovação Aurora, o Memorial TJDFT e outros espaços institucionais.

O objetivo da iniciativa é promover a cidadania, a educação e a conscientização sobre direitos e deveres de forma leve e prática, especialmente entre crianças e adolescentes em fase escolar.

Boas-Vindas da Presidência

O presidente do TJDFT, desembargador Waldir Leôncio Júnior, conduziu a abertura, destacando a importância da iniciativa e expressando o desejo de que essa experiência motive os jovens a ingressarem no Tribunal no futuro. Ele enfatizou a relevância dos estudos, citando que os pais e mães se dedicaram muito para estarem ali. Uma participante, Luísa, demonstrou grande expectativa, afirmando que “todo filho tem vontade de conhecer o trabalho dos pais”.

Entusiasmo e Reconhecimento

O entusiasmo foi notado entre os visitantes. O estudante Ruan Vasconcelos, filho de uma servidora, disse estar “superfeliz” com a oportunidade de vivenciar a dinâmica do TJDFT para entender o trabalho da mãe. A servidora Vanessa Vasconcelos, mãe de Ruan, elogiou o programa por proporcionar uma experiência “muito diferente e muito interessante” para que os filhos pudessem conhecer o ambiente de trabalho “de verdade”.

A diretora da Escola de Formação Judiciária (EjuDFT), desembargadora Gislene Pinheiro, que coordena o programa, destacou o caráter simbólico desta edição especial. Ela reiterou que o programa busca aproximar o Judiciário da sociedade, reforçando que a Justiça é feita por pessoas e para pessoas.

O Programa Conhecendo a Justiça do DF

Lançado em 11 de abril, o programa já recebeu estudantes de diversas regiões administrativas do DF. Ele é composto por duas fases:

  1. Primeira Fase: Os alunos visitam o Tribunal.

  2. Segunda Fase: Magistrados visitam a escola para dar continuidade ao aprendizado adquirido.

A iniciativa é uma parceria entre o TJDFT (por meio da EjuDFT) e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), visando fortalecer os laços entre Justiça, educação e sociedade. Para participar, diretores, supervisores, coordenadores e professores devem realizar o agendamento por meio de um formulário específico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *