Governo dos Estados Unidos suspende tarifas adicionais de 40% sobre carnes, café e açaí brasileiros
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (20) a suspensão das tarifas adicionais de 40% que vinham sendo aplicadas a uma lista de produtos brasileiros. A isenção abrange itens importantes do setor agrícola, incluindo carne bovina, café, açaí, cacau e outros.
A decisão foi formalizada por meio de uma ordem executiva assinada pelo presidente Donald Trump e publicada no site da Casa Branca. A nova lista de produtos isentos está em vigor desde 13 de novembro de 2025.
Resposta à Negociação
A medida modifica a ordem executiva 14.323, emitida em julho, que havia estabelecido a tarifa extra de 40% alegando que certas políticas e práticas do governo brasileiro representavam “uma ameaça à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA”.
No comunicado oficial, Trump citou uma conversa telefônica com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva no início de outubro, indicando que a retirada das tarifas é uma consequência das negociações em andamento entre os dois países.
“Em 6 de outubro de 2025, participei de uma conversa telefônica com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, durante a qual concordamos em iniciar negociações para abordar as preocupações identificadas no Decreto Executivo 14323. Essas negociações estão em andamento.”
O texto da Casa Branca informa que houve “progresso inicial nas negociações” com o governo brasileiro, o que levou à recomendação de remover a cobrança adicional de certos produtos agrícolas. O secretário de Estado, Marco Rubio, será o responsável por monitorar o caso e sugerir novas medidas, se necessário.
