Documentário sobre mulheres indígenas de MT é lançado durante a COP
Lançamento do documentário Thutalinãnsu acontece no dia 20 de novembro, às 19h, na Casa Maraká da Mídia Indígena
A história de luta e resistência da Associação Thutalinãnsu ganha as telas em um documentário que leva o nome da organização. O filme de 20 minutos é um registro da força e sabedoria de 60 mulheres indígenas que lideram o caminho para a defesa de suas comunidades na Terra Indígena Tirecatinga, em Mato Grosso.
A Associação Thutalinãnsu, fundada em 2018, reúne mulheres dos povos Terena, Paresi, Manoki e Nambikwara. Em um território multiétnico na transição entre Cerrado e Amazônia, a organização é referência na luta por soberania alimentar, geração de renda e proteção territorial.
O documentário mostra a coragem com que essas mulheres enfrentam desafios urgentes, como os impactos das mudanças climáticas, reafirmando seu papel central na defesa da TI Tirecatinga.
Vozes e protagonismo por trás das câmeras
Suyani Terena, cineasta e vice-presidente da Associação Thutalinãnsu, atuou na produção do documentário e destaca a importância do audiovisual para expor a complexidade do trabalho feminino na linha de frente da defesa territorial.
Para Suyani, o filme é essencialmente pois permite “mostrar a capacidade e a potencialidade que as mulheres indígenas trazem. Além da seriedade e o compromisso que elas têm. Eu vejo que uma organização de mulheres indígenas é muito diferente, porque as mulheres têm um olhar mais delicado”.
A jovem liderança ainda ressaltou a multiplicidade de papéis assumidos pelas mulheres do seu território, valorizando-as como protagonistas. “As mulheres em suas comunidades não são apenas líder ou presidente, mas também mãe, esposa, professora, enfermeira”.
