5 erros que prejudicam a Saúde Bucal

5 erros que prejudicam a Saúde Bucal

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) alerta que maus hábitos cotidianos e modismos de internet, como palitar os dentes e fazer clareamento caseiro, representam riscos de fraturas, lesões e complicações graves. A orientação é clara: a prevenção passa pelo uso de produtos regulamentados e pela consulta regular ao Cirurgião-Dentista


Muitos hábitos aparentemente inofensivos do dia a dia ou tendências estéticas online podem comprometer a saúde e a integridade da boca. O Sistema Conselhos de Odontologia, por meio do programa CFO Esclarece, listou cinco erros que devem ser evitados para prevenir fraturas, lesões e quadros clínicos de alta complexidade.

“Muitas vezes, um ato impensado pode resultar em acidentes na boca, que levam a quadros clínicos com complicações bastante consideráveis,” destaca Roberto de Sousa Pires, secretário do CFO.

1. Abrir Garrafas ou Rasgar Embalagens

Usar os dentes como “ferramentas” é um hábito de alto risco. A força exercida para abrir garrafas, cortar embalagens ou morder objetos duros pode provocar:

  • Trincas ou Fraturas nos dentes, especialmente em coroas ou restaurações existentes.
  • Lesões nos lábios ou na mucosa da boca por contato com materiais cortantes, como tampas metálicas.

2. Palitar os Dentes ou Usar Linhas Improvidas

O popular “palito de dente” é um utensílio culinário, não odontológico. Seu uso indevido pode provocar acidentes e lesões na gengiva. O maior perigo é o risco de fragmentos de madeira ficarem presos, causando dor, inflamações e, em casos mais graves, a formação de abcessos.

Da mesma forma, o uso improvisado de linhas, barbantes ou produtos similares para limpeza interdental deve ser evitado, pois a espessura inadequada desses materiais pode machucar o tecido gengival.

A higienização bucal deve ser feita exclusivamente com produtos odontológicos devidamente regulamentados, como fios dentais e escovas interdentais com formato anatômico, segundo a conselheira federal Bianca Zambiasi.

3. Aparelhos Falsos, Piercings e Joias Dentais Irregulares

Impulsionados por modismos da internet, muitos produtos estéticos vendidos sem procedência representam sérios riscos, sobretudo para os jovens:

  • Aparelhos Ortodônticos Falsos: Podem levar a problemas graves de mastigação, movimentações dentárias incorretas, reações alérgicas e até perda óssea ou dos próprios dentes.
  • Joias Dentais sem Procedência: Caso sejam feitas com metais de baixa qualidade, há risco de oxidação em contato com a saliva, além da falta de informações técnicas sobre a composição do material.
  • Piercings (Strass Colados): Embora menos danosos, a fixação deve ser feita somente em consultório por um Cirurgião-Dentista para evitar que o processo, se feito com produtos abrasivos, gere prejuízo na superfície dental a longo prazo.

4. Fazer Clareamento Dental Caseiro

O clareamento dental é seguro quando realizado por um Cirurgião-Dentista em pacientes maiores de 18 anos. No entanto, o uso de clareadores sem orientação profissional é um dos maiores erros.

“É um processo que, se for mal conduzido, pode levar a prejuízos gravíssimos ao paciente, incluindo danos ao dente, gengiva, tecidos moles e até mesmo a garganta,” alerta a conselheira Bianca Zambiasi.

5. Uso Inadequado dos Produtos de Higiene Oral

Mesmo os produtos corretos podem causar danos se usados de forma errada:

  • Escovação Agressiva: O uso de escovas de cerdas duras ou a aplicação de força exagerada podem provocar retrações gengivais graves.
  • Creme Dental: Deve ser usado na quantidade adequada e com baixa abrasividade para não prejudicar os dentes a longo prazo.
  • Enxaguantes Bucais: Não são produtos de uso diário. Devem ser consumidos apenas sob indicação e orientação de um Cirurgião-Dentista.

A Orientação Profissional é o Melhor Caminho

O CFO reitera que a prevenção e proteção da saúde bucal exigem o acompanhamento de um especialista. O Cirurgião-Dentista é o único profissional capacitado para realizar procedimentos com segurança e fornecer os esclarecimentos necessários para uma saúde bucal de qualidade.

A mensagem mais importante é a da importância das consultas regulares ao Cirurgião-Dentista.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *