Zanin marca sessões extras para 1ª Turma do STF julgar tentativa de golpe

Zanin marca sessões extras para 1ª Turma do STF julgar tentativa de golpe
A pedido do ministro Alexandre de Moraes, o presidente da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal, ministro Cristiano Zanin, marcou para a próxima quinta-feira (11/9) mais duas sessões extraordinárias para o julgamento do “núcleo crucial” da denúncia de trama golpista, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete réus. Pela manhã, a sessão ocorrerá das 9h às 12h, e, à tarde, das 14h às 19h. A sessão plenária desse dia foi cancelada.

O julgamento da ação será retomado na terça (9/9), a partir das 9h, com o voto do relator, Alexandre de Moraes. Também estão agendadas sessões para quarta (10/9), pela manhã, e sexta (12/9), de manhã e à tarde.

Sustentações orais

Nesta última semana, a 1ª Turma do STF promoveu sessões sobre o julgamento do “núcleo crucial” da denúncia de trama golpista na terça (2/9) e na quarta (3/9).

Nesses dias, foram lidos o relatório de Alexandre, que é relator da ação penal, e um parecer do procurador-geral da República, Paulo Gonet, corroborando a denúncia. As defesas dos oito réus do núcleo 1 também tiveram 60 minutos cada para rebater as acusações.

Além de Bolsonaro, são réus o ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem; o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier; o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres; o ex-ministro do GSI e general da reserva Augusto Heleno; o ex-ministro da Defesa e general da ativa Paulo Sérgio Nogueira; o candidato a vice de Bolsonaro e também general da reserva Walter Braga Netto; e o ex-ajudante de ordens e tenente-coronel do Exército Mauro Cid.

Eles respondem por organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. Com informações da assessoria de imprensa do STF / Foto: reprodução.

AP 2.668

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *