Dois estudantes do DF recebem Prêmio MEC da Educação Brasileira por redação no Enem

Dois estudantes do DF recebem Prêmio MEC da Educação Brasileira por redação no Enem

Dois estudantes do Distrito Federal foram reconhecidos no Prêmio MEC da Educação Brasileira 2025 por alcançarem os melhores desempenhos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os premiados são Arthur Brandão do Nascimento e Gabrielly Batista de Freitas, que receberam medalhas durante a cerimônia realizada pela Presidência da República.

A premiação, instituída pelo Decreto nº 12.521/2025, reconhece anualmente redes de ensino, escolas, municípios, estados e estudantes que se destacam em indicadores educacionais nacionais.

Premiação nacional com foco em equidade e qualidade
Em todo o país, o Prêmio MEC homenageou 116 vencedores, entre eles:

  • 54 estudantes com as melhores redações do Enem;
  • 35 municípios;
  • 4 estados;
  • 20 escolas.

Foram entregues 62 troféus e 54 medalhas, distribuídos em oito categorias:

  • Educação Infantil;
  • Alfabetização;
  • Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental;
  • Ensino Médio;
  • Enem;
  • Educação em Tempo Integral;
  • Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Critérios de seleção baseados em dados oficiais

Os vencedores foram selecionados com base em indicadores oficiais, analisados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sem necessidade de inscrição ou edital. Os critérios incluíram:

  • Dados do Censo Escolar e do IBGE;
  • Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb);
  • Desempenho na Avaliação da Alfabetização;
  • Notas do Enem.

O processo valoriza práticas que promovem inclusão, diversidade, acesso, permanência escolar, avanço na alfabetização e qualidade da educação pública.

Objetivo: incentivar políticas educacionais de impacto
O Prêmio MEC tem como finalidade incentivar a adoção de políticas e estratégias que melhorem a qualidade da aprendizagem na educação básica, em alinhamento com o Plano Nacional de Educação (PNE).

A iniciativa busca reconhecer e disseminar boas práticas que contribuam para a redução das desigualdades e a promoção da equidade no sistema educacional brasileiro.

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