Frango crocante é a nova tendência de produtos e consumo nos EUA

Frango crocante é a nova tendência de produtos e consumo nos EUA

Em 1995, a Chick-fil-A colocou um outdoor no estado norte-americano da Geórgia enfeitado com três vacas segurando cartazes que declaravam “Eat Mor Chikin” (coma mais frango, em tradução livre). Mais tarde, essa imagem se tornou a marca registrada de sua campanha publicitária, persuadindo as pessoas a trocarem seus hambúrgueres por sanduíches de frango.

Três décadas depois, o ditado talvez esteja mais verdadeiro do que nunca.

As cadeias estadunindesnses focadas em frango, especialmente a Raising Cane’s e a Wingstop, tiveram o melhor desempenho entre todas as categorias de restaurantes em 2024. As vendas de ambas as redes aumentaram dois dígitos, superando de longe seus rivais de hambúrguer, de acordo com um novo relatório da empresa de pesquisa do consumidor Circana.

O apetite insaciável por aves, principalmente nuggets e filés, forçou o McDonald’s, a Taco Bell e a Wendy’s a ajustar suas ofertas e a investir na categoria, já que os consumidores comem mais frango.

“Os clientes ainda adoram hambúrgueres, mas o frango é realmente versátil e os consumidores mais jovens têm uma preferência maior por frango”, disse David Henkes, diretor sênior da empresa de pesquisa do consumidor Technomic.

Em particular, os consumidores mais jovens acham que há um “aura de saúde” com o frango, percebendo-o como mais saudável em comparação com a carne vermelha – apesar de a ave ser empanada e frita, disse ele à CNN. Além disso, os nuggets e os pedaços de frango são mais fáceis de comer em qualquer lugar do que os sanduíches e são mais adaptáveis a gostos específicos.

Os filés e nuggets “podem ser personalizados com molhos de uma forma que talvez seja um pouco mais limitada com os sanduíches”, acrescentou Henkes. Pessoas costumam compartilhar seus molhos preferidos no TikTok.

A Wingstop, que está obtendo sucesso graças ao seu foco em aves, disse que sua pesquisa mostra que a Geração Z adora experimentar molhos – a empresa vende cerca de uma dúzia de variedades – e prefere frango à carne vermelha.

Recentemente, a rede relançou seus filés com uma cobertura mais crocante, outra preferência da Geração Z, de modo que “isso se encaixa perfeitamente no perfil demográfico da Wingstop”, que tende a ser mais jovem do que seus concorrentes, disse Mark Christenson, diretor de receita da Wingstop, à CNN.

Ainda assim, o frango tem um “apelo universal”, disse Christenson. “Obviamente, as proteínas estão em alta no momento e não conheço ninguém que não goste de frango.”
Outro fator que contribui para o aumento da popularidade dos filés e nuggets é a textura. Uma pesquisa recente conduzida pela empresa de consultoria Menu Matters mostra que as descrições “crocante” e “empanado” estão no topo das preferências dos consumidores, o que explica por que as redes agora as comercializam como “frango crocante” em vez de “frito”.

“Não usar ‘frito’ pode não ter a ver com o fato de ser ruim ou de os consumidores estarem se opondo a ele, mas sim com o fato de que ‘frito’ não oferece nenhum elemento emotivo para o consumidor além de um possível sentimento de culpa”, disse Maeve Webster, presidente da Menu Matters, à CNN.

De fato, as menções a “frango crocante” nos cardápios de fast food nos Estados Unidos cresceram 16% desde 2021, de acordo com a Datassential Menu Trends. A empresa de pesquisa também descobriu que o número de novos itens de frango crocante dobrou no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2023.

Como a Taco Bell, que está tentando dominar o setor de “frango crocante” com uma variedade de ofertas de aves. A rede recentemente trouxe de volta seus nuggets para um segundo teste e, se for tão bem-sucedida quanto na última vez, planeja acrescentar mais itens de frango no próximo ano, possivelmente incluindo tiras.

“Estamos entrando no jogo do frango. Estamos levando isso a sério e queremos ter certeza de que faremos do nosso jeito”, disse Taylor Montgomery, diretor de marketing da Taco Bell, à CNN. “Queremos ter certeza de que faremos do Taco Bell um destino para o frango crocante.”

Embora a histeria em torno do sanduíche de frango do Popeyes de cinco anos atrás tenha se dissipado, o item ainda ocupa um lugar importante nos cardápios. Nas últimas semanas, o Wendy’s adicionou uma nova versão inspirada no Cajun, o Chick-fil-A trouxe de volta uma opção de churrasco e o Zaxby’s está fazendo um remix com novas quesadillas recheadas com filés.

“Os sanduíches não estão mortos, de forma alguma, mas a inovação e a empolgação parecem ter se transferido para os pedaços de frango e os nuggets”, concluiu Henkes, da Technomic.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco