Bolsas da Europa operam em queda com preocupações sobre tarifas dos EUA

Bolsas da Europa operam em queda com preocupações sobre tarifas dos EUA

As bolsas europeias operam em baixa na manhã desta sexta-feira (28), no fim de mais uma semana marcada por preocupações sobre os efeitos econômicos globais da política tarifária do governo Trump, enquanto investidores reagem ao noticiário corporativo e avaliam dados econômicos locais.

Por volta das 6h35 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 recuava 0,23%, a 545,07 pontos.

A guerra comercial deflagrada pelos EUA segue no centro das atenções. Na próxima semana, o presidente Donald Trump deve detalhar as chamadas “tarifas recíprocas” e começar a tarifar carros importados em 25%.

No âmbito corporativo, a ação do Deutsche Bank caía 2,6% em Frankfurt no horário acima, um dia após o maior banco da Alemanha anunciar que seu CEO, Christian Sewing, renovará contrato até 2029 e planos de trocar o diretor financeiro (CFO) no próximo ano.

Por outro lado, a ação da Ubisoft saltava 8,6% em Paris, após a desenvolvedora de videogames francesa revelar que criou uma subsidiária que receberá investimento de 1,16 bilhão de euros da chinesa Tencent.

Da agenda de indicadores, destaque para o Reino Unido: as vendas no varejo tiveram uma inesperada alta em fevereiro e foi confirmado que o Produto Interno Bruto (PIB) britânico cresceu 0,1% no quarto trimestre de 2024 ante os três meses anteriores.

Na esteira dos dados, a libra se fortaleceu ante o dólar. Já na Alemanha, o índice GfK apontou ligeira melhora na confiança do consumidor, após as eleições parlamentares do mês passado.

Às 6h52 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,20%, a de Paris recuava 0,81% e a de Frankfurt cedia 1%. As de Milão, Madri e Lisboa, por sua vez, tinham respectivas perdas de 0,92%, 0,91% e 0,20%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco