Prefeito Valdinei Participa do Encerramento do Encontro dos Conselheiros Tutelares do Vale do Arinos em Juara

O encontro foi realizado nos dias 23 e 24 de janeiro, na Câmara Municipal de Vereadores do município de Juara, e teve como tema principal o fortalecimento dos trabalhos em rede entre os atores que defendem os direitos das crianças e adolescentes. Os participantes presentes tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências, aplicando-os no seu dia a dia, e buscaram suporte da Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Mato Grosso (ACT-MT) para enfrentar os desafios nos seus respectivos municípios.
O evento contou com a participação de diversas autoridades locais e da região, como o Poder Judiciário, secretarias de Assistência Social, vereadores, prefeito, conselheiros(as) tutelares, conselheiros de direitos, Polícia Militar, profissionais da educação e outras autoridades dos municípios que compõe o polo da ACT/MT.
O vereador e presidente da Câmara de Tabaporã, Tanys Alessandro de Oliveira (PL), que participou do encontro, relatou que o evento foi um momento importante para realmente entender o verdadeiro papel do Conselho Tutelar, que desempenha uma função essencial na proteção dos direitos das crianças e adolescentes, participando na linha de frente para garantir um futuro seguro e digno para todos. Ele enfatizou a importância dos atendimentos e orientações diante das denúncias recebidas, além das demandas relacionadas a situações de risco e vulnerabilidade, oferecendo apoio e buscando soluções. Como chefe do Poder Legislativo de seu município, ele afirmou que estará à disposição para contribuir com melhorias na estrutura, proporcionando mais conforto aos profissionais no atendimento à sociedade. “Finalizou o vereador.”
Priscila de Moura, vereadora eleita no último dia 6 de outubro pelo partido PL e presidente da Câmara do município de Porto dos Gaúchos, prestigiou o evento e enalteceu o brilhante trabalho de Nelson de Faria, presidente da ACT-MT, em prol da categoria dos conselheiros tutelares no estado. Ela parabenizou os coordenadores do polo do Vale do Arinos, Gessi Bruning e Antônio Marcos de Oliveira, pela iniciativa de realizar esse importante encontro no âmbito municipal, com o objetivo de fortalecer o atendimento à criança e ao adolescente. O foco da discussão foi buscar melhorias nos polos de atendimento, além de ressaltar a relevância do trabalho dos conselheiros tutelares na comunidade. “Afirmou Priscila.”
Por sua vez, Raquel Pereira de Souza Fernandes (Raquel Fusquinha), eleita vereadora pelo PSDB no município de Tabaporã, que participou atentamente do encontro, enfatizou a importância do evento, ressaltando o aprendizado adquirido. Ela destacou que o encontro foi fundamental para entender as atribuições e a relevância do Conselho Tutelar na sociedade, o papel dos conselheiros e sua importância na vida das famílias, crianças e adolescentes. “Frisou Raquel.”
Declarações dos Organizadores
Gessi Bruning, coordenadora do Conselho Tutelar de Juara e do Polo do Vale do Arinos, destacou a relevância do encontro para fortalecer o trabalho dos conselheiros tutelares. Segundo ela, o evento proporcionou uma oportunidade potencial de troca de experiências e de buscar suporte da ACT-MT para enfrentar os desafios nos municípios.
O presidente da Associação de Conselheiros Tutelares do Estado de Mato Grosso (ACT-MT) e do Sindicato (SINCON/MT), Nelson de Faria, comentou sobre a importância do encontro.
“Este encontro é de suma importância para o fortalecimento de nossa categoria, pois além de proporcionar um espaço de aprendizado e troca de experiências, também contribui diretamente para a melhoria contínua no atendimento das crianças e adolescentes do município, promovendo um impacto positivo e em significativo suas vidas. Aproveito para agradecer aos coordenadores do polo da cidade de Juara, Gessi e Antônio Marcos, pelos esforços e dedicação na realização deste evento. Norte, Josiane Malaquias Moreira; a primeira-dama e secretária de Assistência Social da cidade de Porto dos Gaúchos, Andreia Hubner; Bertoncini. Agradecimentos ainda ao prefeito Valdinei Holanda Moraes e ao vice-prefeito Leandro Cavichiole, à secretária de Governo Michilli D’Mont Leite, à presidente da Câmara de Juara, vereadora Patrícia Alessandra, pela parceria e por nos receber tão bem no município de Juara. Em nome da diretoria da ACT-MT, nossos sinceros reconhecimentos.”
Da Redação: Matheus Augusto