Lula nunca pressionou um presidente do BC a baixar juros, diz Haddad

Lula nunca pressionou um presidente do BC a baixar juros, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (20) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nunca pressionou um presidente do Banco Central para baixar a taxa básica de juros, a Selic.

A gestão do atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, foi marcada por críticas de Lula à sua gestão. Em junho deste ano, por exemplo, o chefe do Executivo disse que Campos Neto era um “adversário político e ideológico”.

“Uma coisa é comentário de ministro, líder partidário, deputado, senador, do vice-presidente, do presidente sobre o nível da taxa de juros. A outra coisa muito diferente é pressão. Pressão é quando você desrespeita a institucionalidade. Isso nunca aconteceu”, disse Haddad.

A partir de 2025, o Comitê de Política Monetária (Copom) será composto, em sua maioria, por diretores indicados por Lula. O futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, também é indicação do chefe do Executivo.

“O presidente Lula termina o seu décimo ano de mandato. Eu acredito que ele nunca acusado por nenhum presidente do Banco Central, de que foi pressionado”, completou Haddad.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *