EUA pode estar próximo de desacelerar queda dos juros, sinaliza dirigente do Fed

EUA pode estar próximo de desacelerar queda dos juros, sinaliza dirigente do Fed

Em seu primeiro grande discurso sobre política monetária, a presidente do Federal Reserve de Cleveland, Beth Hammack, disse nesta sexta-feira (6) que está mantendo suas opções em aberto quando se trata da próxima reunião do banco central dos EUA, uma vez que as condições econômicas mais amplas continuam a defender uma desaceleração no ritmo de cortes na taxa básica.

“Acredito que estamos no ponto ou perto do ponto em que faz sentido diminuir o ritmo das reduções de juros”, disse Hammack no texto de um discurso preparado para ser apresentado ao The City Club of Cleveland.

“Nos movendo lentamente vai nos permitir calibrar a política monetária para o nível adequadamente restritivo ao longo do tempo, dada a força subjacente da economia”, disse ela.

Quanto ao que acontecerá na reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto agendada para 17 e 18 de dezembro, Hammack disse que mais dados serão disponibilizados até lá, observando que ela “manterá a mente aberta” sobre como definir a taxa básica, que atualmente está entre 4,5% e 4,75%.

Hammack destacou que, até ontem, os mercados financeiros estavam precificando um corte entre agora e o final de janeiro e “algumas” outras flexibilizações até o final de 2025.

“Esse caminho é consistente com minha expectativa atual para a taxa básica, com base em minha previsão que apresenta um crescimento econômico sólido, uma taxa de desemprego baixa e melhorias graduais na inflação”, disse ela.

Hammack disse em seus comentários que manter a política monetária restritiva faz sentido, dada a situação atual da economia. E, embora ela tenha observado que é difícil estimar o nível de restrição, “o crescimento resiliente, um mercado de trabalho saudável e a inflação ainda elevada sugerem que continua sendo apropriado manter uma postura modestamente restritiva da política monetária por algum tempo”.

Ranking: Brasil tem o 3º maior juro real do mundo com Selic a 11,25%

Este conteúdo foi originalmente publicado em EUA pode estar próximo de desacelerar queda dos juros, sinaliza dirigente do Fed no site CNN Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco